top of page

"A Artista"

Debora Muszkat  é uma artista plástica brasileira, residente na Dinamarca, que explora diferentes mídias e técnicas em sua prática artística. Possui formação em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado e especialização  pela faculdade de arte em vidro na Inglaterra – Stafford Shire Politecnic.Sua produção artística inclui pinturas, esculturas, instalações, sempre relacionada a experiências de interação da artista com o meio, principalmente nas questões socio ambientais.

Ela explora temas como identidade, memória, corpo e espaço, criando obras que instigam reflexões e diálogos.

A artista já participou de exposições individuais e coletivas tanto no Brasil quanto no exterior, e seu trabalho tem sido reconhecido e premiado ao longo dos anos. Com uma sólida carreira nacional e internacional, Debora é conhecida principalmente por suas obras abstratas e contemporâneas em vidro.

            Um dos aspectos diferenciais do seu trabalho é a ligação da arte com a comunidade. Para além das peças de arte, Debora usa seu trabalho para transformar o mundo. Quando ainda não se falava em práticas de ESG, Debora já ligava sua arte às questões sócio ambientais, uma marca do vanguardismo da sua obra.

A partir dos seus estudos e pesquisas, a artista desenvolveu formas de reaproveitamento do vidro pós consumo não reciclável, também, para o desenvolvimento de atividades de capacitação para população de baixa renda: Debora capacita pessoas das comunidades carentes ou populações vulneráveis, para aprender sobre o manuseio do vidro, de forma a virar um oficio para geração de emprego e renda. 

            Neste viés  empreendedor, através da arte e design, Debora explora a beleza e ludicidade da matéria vítrea e fazendo uso de fornos com alta temperatura  e da técnica de upcyclig, cria  inúmeras invenções com valor comercial, como brinquedos, acessórios diversos, utilitários, moda, etc...  com  aquilo que  seria  vidro irreversível, permite formar um artesão para gerar peças que se convertem em renda, além de abrir a estes, a janela da inspiração, para um mundo em transformação constante.

Destituído do compromisso pungente dedicado as sua produção de arte conceitual que demanda a atribuição de significado, esse é um nicho lúdico, mais descomprometido  da sua criação artística.   Funciona como uma especie de caixa mágica onde a arte se funde com a questão social, através da técnica e instiga a  ludicidade de cada um de nós.

 

De qualquer maneira, em quaisquer de suas criações , como diz a artista “minha obra não se encerra em si, não se pretende contemplativa. Minha arte é interativa. Ela se mistura com a vida, com a sociedade. Ela é produto e, ao mesmo tempo, produz o meio. Minha arte é transformação.”

R. Dr. Rui Batista Pereira - Caxingui, São Paulo - SP, 05517-080, Brasil

©2023 por Através do vidro. Orgulhosamente criado por vítrea comunicação

  • Instagram

Site em inglês em construção

bottom of page