



Oficinas
Esse projeto é fruto da paixão da artista Debora Muszkat pela arte vítrea, associada à reciclagem, um outro tema que move seu trabalho: todas as obras são executadas com vidro de descarte doméstico e industrial. E é através da técnica upcycling, que propõe o reaproveitamento de objetos antigos ou descartados, para criar novos produtos, utilizando a criatividade e o respeito ao meio ambiente.
Marcus Lontra
" Acredito na arte como forma de desenvolvimento intelectual, emocional e humano
Como engajamento social, onde as diferenças raça cultura e credo não conflitam, ao contrario, agregam valor quando de ameaça, agrega e somam umas as outra.
Os sentidos são despertados ao mundo da criação, e o que parecia impossível se torna possível.
A transformação um processo ininterrupto e o re-uso do que parecia lixo sem valor, adquiri o estimulante desafio na busca de novos valores
Principalmente a partir da consciência dos benefícios à todos e ao nosso generoso planeta" .
Debora
Durante os anos entre 2006 e 2008, oferecendo oficina aberta a todos no Centro de Cultura Judaica, suas oficinas foram nomeadas de Fusões pelo jornalista Gilberto Dimenstein, que escreveu um artigo, a fins de alertar aos que viessem participar, que 15 dos 30 alunos, vinham de abrigos de rua, com pessoas de todas as idades cores e credos.
A matéria prima principal utilizada em suas oficinas, com seus reflexos, transparências e cores, mexem com nossos sentidos e promovem encantamento por onde quer que passe, por qualquer um.
Debora costuma dizer:
O encantamento nos alimenta de hormônios de amor e alegria, promovem engajamento e alegria geral no ambiente.
Seus projetos tem também como propósito, democratizar o conhecimento da arte vítrea, promovendo valores de reciclagem nas comunidades, com o intuito de ampliar opções de geração de renda para pessoas, escolas, presídios, etc., na perspectiva do estímulo a autonomia e a criatividade, abrindo uma janela para a espiritualidade de todos.